Quitação Antecipada do Débito de Empréstimo

Quitação antecipada do débito de empréstimo? É possível? Muitas pessoas que possuem empréstimo em vigência e gostariam de quitar antecipadamente seus débitos, precisam ficar atentos. A princípio nenhuma taxa ou tarifa extra deve ser cobrada do consumidor ao fazer a pagamento antecipado para quitação de débito de empréstimos.

Por incrível que pareça algumas instituições insistem em cobrar taxas de antecipação ou algo parecido para tentar inibir a antecipação ou punir o consumidor por estar pagando antecipadamente o empréstimo. Mais incrível ainda é saber, que essa prática fere em primeiro grau o Código de Defesa do Consumidor, a lei diz que é proibido colocar o consumidor em posição de desvantagem junto ao fornecedor, ou impedir que o objetivo do consumidor seja frustrado, ou seja, nesse caso o de reduzir o custo do seu débito.

Quitação antecipada
Em muitos casos de contratos de empréstimos feitos a 4 ou 5 anos atrás, é possível encontrar cláusulas com a cobrança de multa de até 20% do valor do saldo devedor no caso antecipação do débito, em alguns instituições essa tarifa cobrada chega a ultrapassar o valor do desconto que seria concedido na antecipação do pagamento.

Se você esta querendo fazer a quitação antecipada do débito de empréstimos e esta passado por essa situação, a dica é fazer uma denúncia ao Banco Central ou aos órgãos de proteção ao consumidor como o PROCON, para que a entidade solicite esclarecimentos às instituições para que essa cobrança seja totalmente eliminada do mercado.

Se as condições para a quitação antecipada estão descritas em seu contrato. O texto deve prever reduções relativas às taxas de juros, impostos e tarifas. E mesmo não havendo a previsão de forma explicita , o Código de Defesa do Consumidor garante este direito a todo consumidor.

Quando for solicitar a quitação, a instituição credora deve enviar um demonstrativo do saldo devedor, nessa discriminação deve constar todos os encargos incidentes e o cálculo para a quitação antecipada, esse procedimento dará ao cliente uma chance de poder comparar com os dados de seu contrato e saber o desconto real que terá.

O que acontece frequentemente é a instituição bancária ou financeira não fornecer o extrato necessário com o cálculo da redução de encargos ou fornecer o extrato sem o valor para quitação, se isso acontecer com você, insista até conseguir de forma amigável.

Se ao receber o exrato, você perceber que existe alguma divergência nas informações prestadas ou você discorda dos valores para quitação apresentados, se o credor se negar a conceder o desconto ou se colocar empecilhos para você antecipar os débitos do empréstimo, denuncie a prática registrando uma queixa junto ao Banco Central pelo 0800-9792345, ou ao Procon de sua cidade mais perto de sua casa.

Previous ArticleNext Article

1 Comentario

  1. levei quase 6 meses p/ quitar emprestimo antecipado com o BMG pois apos 18 meses de um contrato de 48 queri am q pagassem 24mil de um emprestimo de 10mil pagava descontado em folha 300 reais mes o pior e q procom nada podia fazer acabei convecendo o banco de aceitar 9600 reais graças ao BC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *