FGTS Fácil, Saque do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Fundo de Garantia por tempo de ServiçoO Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) esse benefício foi criado em 1967 pelo Governo Federal do Brasil para proteger todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores e empresas depositam, em contas bancária abertas na CAIXA (Caixa Econômica Federal) em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total dos depósitos efetuados mensalmente. Os valores do Fundo de Garantia pertencem exclusivamente aos empregados que, em situações específicas, podem utilizar do total depositado em seus nomes.

Com o FGTS, o trabalhador tem a possibilidade de formar um patrimônio, pode também utilizar o Fundo para adquirir a tão sonhada casa própria utilizando os recursos de sua conta vinculada. O FGTS financia diversos programas de habitação popular, infra-estrutura urbana e saneamento básico.

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores regidos pela CLT, a partir de 05/10/1988. Também têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os avulsos, os safristas e os atletas profissionais (jogadores de futebol). O diretor não-empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. É facultado ao empregador doméstico recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado.

Quem faz o depósito do FGTS na conta do trabalhador?

O empregador ou o tomador de serviços.

Quando o depósito do Fundo de Garantia deve ser feito?

Até o dia 7 de cada mês.

Passos necessários para sacar o Fundo de Garantia – FGTS

Coleta da documentação necessária
1) Os documentos exigidos variam de caso a caso. Informe-se na CAIXA ou no Rh da empresa. Normalmente, são pedidos o documento de identificação, a Carteira de Trabalho e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).

2) Solicitação do saque
O saque pode ser efetuado até 5 dias úteis após a solicitação dele pelo trabalhador ou a comunicação feita pelo empregador através do canal eletrônico Conectividade Social.

3) Realização do saque
Você pode sacar os recursos do FGTS em qualquer agência da CAIXA. Nos locais onde não houver uma agência, o saque será efetuado no banco conveniado onde foi feita a solicitação do benefício.

Serviços On-line:
Caixa Econômica Federal Consultar SALDO FGTSExtrato do FGTS

Atualização do Endereço do Trabalhador: Atualização Endereço

Ouvidoria – Geral do Ministério do Trabalho e Emprego
Esplanada dos Ministérios Bloco F – Anexo – ala A Sala TA14 Brasília – DF
CEP: 70059-900
Atendimento Telefônico: Por meio da Central de Relacionamento Trabalho e Emprego. Os telefones são: 0800 610101 para Região Sul e Centro-Oeste, Estados do Acre, Rondônia e Tocantins.
0800 2850101 – para as demais localidades.

Previous ArticleNext Article

59 Comentarios

  1. Fui demitida sem justa causa fazem 2 meses, e não foi feita ainda a homologação, porém estou com um novo registro na CTPS. Eu tenho direito de sacar o FGTS da empresa anterior?

  2. preciso saber com urgência dessa informação.
    Trabalho em uma empresa fez 01 ano em Julho, estava consultando meu FGTS e percebi que o nome da empresa que consta quando fiz a consulta é outra totalmente diferente da empresa que consta registrado na minha carteira. Isso é legal?

  3. sou aposentada a 13 anos ,goistaria de retirar o meu fgts para cuidar de minha saude, mas a firma nao vem depositando a anos o que faço ?

  4. Trabalho a 1 ano em uma empresa, com carteira assinada. nunca recebi carta da caixa sobre meu fgts. como faço para saber qnt tenho no meu fundo de garantia

  5. Sou aposentado e comecei a trabalhar com Carteira assinada, gostaria de saber se posso sacar o meu fundo, já que tenho em mão a Certidão de aposentado e o termo deferindo a minha aposentadoria, no meu entender, já que sou aponsentado, o meu fundo não precisa ficar retido.

    Grato pela a tenção

  6. já aposentei e retirei o fgts, continuo a trabalhar posso retirar novamente o valor que já acumulou depois da retirada mesmo trabalhando ?

  7. Boa Tarde,

    Pedi demissão no ano de 2005 e gostaria de saber existe alguma forma de resgatar meu FGTS em dinheiro.

    Obrigada

  8. Os 40% que as empresas pagam aos empregados quando são demitidos, é em cima do que estar depositado na conta do FGTS? e se eu sacar meu FGTS como é feito o pagamento dos 40%?.

  9. trabalho numa firma tercerizada a 1 ano e 7 meses descobri que não foi depositado nem um mes o fgts como posso agir nesse caso ja me aconselharam por na justiça mas não sei como agir

  10. me aposentei em 1996 com 82% mais continuo trabalhando em outra empresa guais o meu direito de receber 100% e de sacar o meu fundo de garantia todo os ano, obrigado

  11. Boa tarde

    Eu trabalho em uma empresa a 15 anos, nunca utilizei o meu FGTS, agora quero resgatar para compra um Imovel novo, se eu sacar o FGTS todo para a compra do imovel eu vou perder os 40% da multa rescisória ?
    Como devo agir

    Obrigado,

  12. Estou tentando atualizar o meu endereço junto a CEF para receber extrato do FGTS e não consigo acessar a pagina. Quando encontro a opção atualizar o endereço, o sistema pede Senha da Internet.

    augusto

  13. sou aposentada, atualmente trabalho com carteira assinada, gostaria de saber se posso retirar meu FGTS .

  14. Trabalhei a 7 meses em uma empresa, e meu FGTS não está autorizado, o que pode estar acontecendo?

  15. sou aposentado, beneficio este que foi concedido em 2004. Agora em novembro de 2011 estou trabalhando novamente com carteira assinada e gostaria de saber se vou ter o direito no futuro de sacar ( receber ) o fgts já que continuo a contribuir e como será feito para receber ?

  16. OI,FUI DEMITIDA E GOSTARIA DE SABER SE RECEBE O VR DO FGTS SÓ QUE A ULTIMA EMPRESA ME DEMITIU OU TODO O VR DEPOSITADO EM MEU NOME DE OUTRAS EMPRESAS TAMBEM?SENDO QUE DAS OUTRAS EMPRESAS FUI EU QUEM PEDIU CONTA.NUNCA RETIREI NENHUM VR.

  17. ola?ja faz 3anos e 3meses que pedi as conta no serviço ja posso receber meu fgts? mais so faço aniversario em abril do ano que vem…..

  18. Já tenho 3 anos que nao assinei a minha carteira, mas o meu aniversario ainda nao chegou, posso assinar a carteira depois de completar os tres anos e antes da data do meu aniversario?

  19. Sou aposentado desde 2005 e estou trabalhando com carteira assinada e gostaria de saber se posso retirar meu FGTS dessa nova empresa, com essa nova lei aprovada pelo senado em (Maio de 2010 ).

    att

    Pedro Osmarino

  20. Trabalhei 28 meses em uma empresa mais 7 meses fiquei em auxilio doença,tirei o estrato do fgts e foi depositado os ultimos 2 meses,mais o valor total não bate com a conta q fiz,como saber se deixaram de pagar algum mês e se deixaram oq devo fazer?

  21. Meu pai é aposentado e está trabalhando com Carteira Profissional registrada, mas ele irá pedir demissão do serviço. Eu sei que quando pedimos a conta não temos direiro ao FGTS e ao Seguro de Desemprego então, quando ele poderá sacar o valor do FGTS?

  22. Sou aposentado e estou trabalhando com carteira assinada e gostaria de saber se posso retirar meu FGTS dessa nova empresa, pois estive na Caixa e me informaram que só posso receber meu FGTS por ocasião de minha demissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *