FGTS Fácil, Saque do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Fundo de Garantia por tempo de ServiçoO Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) esse benefício foi criado em 1967 pelo Governo Federal do Brasil para proteger todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores e empresas depositam, em contas bancária abertas na CAIXA (Caixa Econômica Federal) em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total dos depósitos efetuados mensalmente. Os valores do Fundo de Garantia pertencem exclusivamente aos empregados que, em situações específicas, podem utilizar do total depositado em seus nomes.

Com o FGTS, o trabalhador tem a possibilidade de formar um patrimônio, pode também utilizar o Fundo para adquirir a tão sonhada casa própria utilizando os recursos de sua conta vinculada. O FGTS financia diversos programas de habitação popular, infra-estrutura urbana e saneamento básico.

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores regidos pela CLT, a partir de 05/10/1988. Também têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os avulsos, os safristas e os atletas profissionais (jogadores de futebol). O diretor não-empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. É facultado ao empregador doméstico recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado.

Quem faz o depósito do FGTS na conta do trabalhador?

O empregador ou o tomador de serviços.

Quando o depósito do Fundo de Garantia deve ser feito?

Até o dia 7 de cada mês.

Passos necessários para sacar o Fundo de Garantia – FGTS

Coleta da documentação necessária
1) Os documentos exigidos variam de caso a caso. Informe-se na CAIXA ou no Rh da empresa. Normalmente, são pedidos o documento de identificação, a Carteira de Trabalho e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).

2) Solicitação do saque
O saque pode ser efetuado até 5 dias úteis após a solicitação dele pelo trabalhador ou a comunicação feita pelo empregador através do canal eletrônico Conectividade Social.

3) Realização do saque
Você pode sacar os recursos do FGTS em qualquer agência da CAIXA. Nos locais onde não houver uma agência, o saque será efetuado no banco conveniado onde foi feita a solicitação do benefício.

Serviços On-line:
Caixa Econômica Federal Consultar SALDO FGTSExtrato do FGTS

Atualização do Endereço do Trabalhador: Atualização Endereço

Ouvidoria – Geral do Ministério do Trabalho e Emprego
Esplanada dos Ministérios Bloco F – Anexo – ala A Sala TA14 Brasília – DF
CEP: 70059-900
Atendimento Telefônico: Por meio da Central de Relacionamento Trabalho e Emprego. Os telefones são: 0800 610101 para Região Sul e Centro-Oeste, Estados do Acre, Rondônia e Tocantins.
0800 2850101 – para as demais localidades.

Previous ArticleNext Article

59 Comentarios

  1. Tenho 54 anos e estou na ativa. Como tenho mais de 35 anos de contribuição, já estou aposentado pelo INSS e efetuo mensalmente o saque do FGTS. Gentilmente lhes peço orientação acerca da declaração desses valores na DIRF.

  2. Por motivo de saúde retirei FGTS a cada mês, tenho 10 anos de empresa se eu fosse demitida hoje recebo os 40% do que tenho ou do que tive total por favor me responda.

  3. bom dia sou diabetico do tipo 1 gostaria de saber cmo eu faço para sacar meu fgts, sendo que existe uma lei aprovada.

  4. Me aposentei em 1997 saquei todo o FGTS, continuo trabalhando na mesma empresa, posso sacar o saldo do FGTS? Quais documentos necessários?

  5. Olá, estou aposentado a uma semana mais não informei a empresa que trabalho porque eu quero continuar trabalhando,posso continuar sem informa.vou da entrada no pis e fgts o movito de não informar é receio de ser mandado embora .

  6. ola,td bem?
    então,eu pedi a conta no meu serviço faz 3 anos
    e gostaria de saber,se eu posso pegar o fundo de garantia FGST?
    e quais são os documentos,necessários?
    Obrigado..

  7. Trabalho a 11 anos numa empresa, me aposentei há 4 meses e estou recebendo meu benefício atraves de uma conta que abri na Caixa, ainda não informei a empresa que estou aposentada, continuo trabalhando, na ocasião da aposentadoria não retirei o FGTS, gostaria de saber se preciso declarar esse valor do FGTS na Declaração de Imposto de Renda do ano que vem.

  8. meu amigo tem mais de 16 anos de carteira assinada,e nunca tirou seu fgts, ele quer saber se tem direito e como faz para retirar seu fundo de garantia? ops ele agora esta dezempregado.

  9. Trabalhei por 3 anos e 4 meses numa empresa, depois pedi demissão, recebi a minha rescisão em 2 parcelas, porém o FGTS, como solicitei demissão, perdi esse direito. a uns meses atrás descobrir que a empresa só deposito alguns meses de FGTS, hoje estou querendo financiar um imovel e gostaria de utilizar o FGTS. como faço para obrigar a empresa a fazer esse recolhimento retroativo do FGTS. fazem 6 meses que sai dessa empresa. atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *