Empréstimo Pessoal – 8 maneiras para se proteger contra fraudes

Durante todo o ano vemos na internet a movimentação de fraudadores de empréstimos vitimando dezenas de centenas de pessoas, mas quando chega essa época do ano, parece que as investidas ficam mais evidentes, na tentativa de arrecadar alguns milhares de reais as custas de pessoas que necessitam de dinheiro, o “golpe do empréstimo fácil” e “empréstimo sem consulta ao Spc e Serasa“, sem falar nas outras modalidades de fraudes financeiras com cartões de crédito e contas bancárias.

Para minimizar ou evitar o problema, listamos oito maneiras básicas, simples e eficazes de se proteger contra “fraude dos empréstimos” e contra “fraudes financeiras” mais comuns.

1 – Quando estiver utilizando o computador desconfie de qualquer pedido involuntário para “atualizar” ou “confirmar” informações pessoais, especialmente números do RG, CPF, números de contas bancárias, números de cartão de crédito (incluindo códigos de segurança), números de acesso pessoal (Senhas), data de nascimento, nome da mãe etc., serve também para resposta a carta, e-mail ou qualquer tipo de anúncio ou chamada telefônica não solicitada. Instituições financeiras não mandam carta, enviam e-mail ou ligam para seus clientes para confirmar dados ou solicitar confirmação de senhas.

2 – Esta procurando por empréstimo pessoal ou financiamento, atente para qualquer oferta de crédito que pareça “boa demais para ser verdade”, de uma atenção especial para empresas de empréstimo desconhecidas no mercado com taxas de juros muito baixos, prazos muito longos e pagamentos de taxa antecipada para receber o empréstimo. Bancos nunca solicitam dinheiro antecipado para emprestar dinheiro.

3 – Se você receber uma chamada telefônica em casa ou no celular, recebeu uma carta ou e-mail anunciando que você é ganhador de algum concurso ou promoção mas você não se lembra, tipo “GO Visa”, de ter se inscrito e o mesmo solicita para confirmar dados ou pede para pagar algum tipo de taxa para você receber o prêmio, é fraude.

4 – Nunca confirme dados do seu cartão de crédito por celular ou telefone fixo, é comum os fraudadores dizerem que são da bandeira MasterCard, Visa ou ItauCard solicitando informações pessoais e dados dos cartões. Administradoras e Emissoras de Cartões de crédito não ligam para seus clientes para solicitar dados pessoas e números completos do seu cartão, nem tão pouco o código de autorização de transações.

5 – Confira sua conta corrente pelo menos duas ou três vezes por semana, examine seus extratos bancários minusiosamente e também suas faturas do cartão de crédito, se for aposentado, pensionista ou servidor publico acesse o contra-cheque ou o detalhamento de crédito pelos menos 15 dias após o último pagamento para deter qualquer transação ou débito suspeito, como uma retirada ou “empréstimo não autorizado“.

6 – Procure manter seus extratos bancários, faturas de cartões de crédito, declarações fiscais de crédito e cartões de débito e cheques em branco longo do alcance das vista alheio, mesmo em casa, ache um lugar seguro para guardar essas informações. Destrua todo e qualquer documento com informações pessoais. Por quê isso? Pessoas desonestas tem em todo canto, seu parente, vizinho, empregados, pessoas ao redor poderiam usar esses dados para cometer roubo de identidade ou outros crimes financeiros.

7 – O brasileiro ainda não tem esse costume, mas é sempre bom rever o seu relatório de crédito, de preferência mensalmente, a “Serasa Experian” tem um serviço chamado MeProteja, com esse serviço o contratante acompanha o seu CPF e fica sabendo o que acontece com ele e o Nome, 24 horas por dia.

8 – Nunca forneça seus dados pessoais por fax ou email para empresas desconhecidas para solicitação de operações financeiras, o roubo de identidade para fins fraudulentos como obter cartão de crédito ou fazer empréstimo em seu nome esta ficando cada vez mais comum, portanto, todo cuidado é pouco.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *