Empréstimo para Funcionários Públicos

O Empréstimo para funcionários públicos consiste em uma modalidade de crédito exclusiva para servidores com taxas de juros e condições diferenciadas, os pagamentos das parcelas são descontados na folha de pagamento ou holerite, esse processo garante muito mais segurança no pagamento do empréstimo.

Empréstimo funcionario publicoNo mercado existem diversas modalidades de empréstimo pessoal para funcionários públicos e também para beneficiários por pensão ou aposentados, tanto para órgãos municipais, estaduais, federais civis e militares.

As instituições que oferecem este tipo de produto financeiro são bancos, financeiras, associações e cooperativas de crédito, promotoras e corretora de seguros e empresas especializadas na captação e concessão dos mais diversos tipos de empréstimos, crédito pessoal e financiamentos em geral.

Em geral os empréstimos concedidos aos funcionários públicos são formalizados por instituições financeiras que possuem convênios ou credenciamento com os órgãos públicos ou governos para efetuarem os descontos dos empréstimos diretamente na folha de pagamento.

Exclusividade em empréstimos consignados

Porém em alguns casos, essas instituições são detentoras da folha de pagamento do órgão ou governo e limita o funcionário público em fazer o empréstimo unicamente nesta instituição sem permitir que exista a opção de negociar ou escolher um banco que ofereça a melhor taxa e condição.

O Banco do Brasil é um exemplo de instituição que tem usado seu poder econômico e político para deter folhas de pagamento de alguns estados e municípios de cidades importantes no país, tal força tem concentrado a exclusividade única de conceder empréstimos consignados a esses funcionários públicos sem ter que concorrer com ninguém.

Essa exclusividade concedida ao Banco do Brasil tem sido contestada em diversos estados e municípios, inclusive em São Paulo. Tais acordos de exclusividade em empréstimos são considerados prática de monopólio e de concorrência desleal e agridem o direito de escolha do consumidor, que é assegurado no CDC – Código de Defesa do Consumidor.

Todo Funcionário público pode e têm o direito de contestar à instituição financeira que detém a exclusividade no seu órgão, solicite por escrito que seja respeitado o seu direito de escolha, se a solicitação não surtir nenhum efeito o funcionário pode recorrer ao PROCON da cidade, ao BC – Banco Central e  ainda recorrer judicialmente.

Normalmente o empréstimo consignado é um dos melhores tipos de crédito concedido no Brasil, independente de ser contratado por “servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS ou funcionário de empresas privadas” por ter taxas de juros baixas e prazos longos para reembolso.

Previous ArticleNext Article

13 Comentarios

  1. só gostaria de saber como q eu faço para sair dessa situação precária, eu tenho ideias mas não tenho dinheiro suficiênte para montar uma pequena empresa.. se eu tivesse hoje 20.000. eu lucrava dele uns 6 mil por mês e isso seria só no começo. e logo depois eu irei abrindo outras pequenas empresas em cidades vizinhas.. então em cada mês eu teria 10.000 por mês e assim iria crescendo o meu envestimento.. mas que pena q eu não tenho de onde tirar esses 20.000 para começar… se alguém me ajudasse eu ficaria grato.essa é a minha conta corrente. pode ser qualquer tando.. eu só preciso de uma ajuda…obrigado. caro leitor.

  2. sou funcionário público de são paulo já possuo um emprestimo consignado no Banco do Brasil e gostaria de saber se consigo fazer outro com vocês no valor de 6.000 ou se há possibilidade da compra da dívida do banco do brasil para sobrar uma margem maior

  3. ola gostaria sobre emprestimo gostaria de comprar um terreno rural tem emprestimo para esse tipo no valor de 80000 desde ja agradeço.

  4. Olá bom dia.estou precisando de um empréstimo que possa pagar 350,00 a 400,00 por mês sem nenhum problema podem mim ajuda,pagando umas dessas préstação ate quano posso pegar.

  5. boa noite! Eu tenho um emprestimo consignado,e faltam 2 parcelas com a cx economica. O que eu posso faser para adquirir um emprestimo com voces trabalho a 28 anos na prefeitura de minha cidade. Tentei fazer pelo bb mas não consegui porque meu marido tem uma pendencia de sua micro enpresa. o que tenho de faser para adquirir esse emprestimo? mande resposta o mais breve. obrigagado

  6. Boa Noite, gostaria de saber o procedimento para dar entrada num emprestimo consignado quando o contra cheque é origem servidor publico. Sei que muitos bancos não fazem porem tem exceções.Tenho 6 servidores que eram policiais militares, migraram para policia civil trabalhando no Orgão: SEC EST SEG – POLICIA CIVIL , e todos com margem, so preciso saber como dar entrada nesses contratos e por qual banco.
    Me ajudem
    Obrigado… aguardo retorno

  7. Boa noite, tenho um empréstimo com vcs, e gostaria de saber quantas prestações ainda tenho pendente? e como obtenho a carta de quitação sem ter que comparecer a loja do centro da cidade, pois preciso de um novo emprétimo e me falaram que preciso dessa carta de quitação de vcs. Por favor se possivel me mandem por e-mail.
    Sem mais , obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *