Controlar Crédito para ter dinheiro no Bolso

Como controlar suas finanças, seu crédito pessoal e conseguir guardar dinheiro no bolso? Essa é uma boa pergunta, muitos consultores de finanças têm tentado dar uma resposta criativa e que realmente sirva de exemplo, mas a teoria na prática é muito mais complicada.

Alguns dizem que para controlar o crédito pessoal e as finanças em dia é preciso manter uma planilha ou um notebook com bloco de notas para registrar todos os gastos diários, semanais e mensais. Desde uma xícara de café, tomado todas as manhas na padaria, até o financiamento do carro e da casa própria.

Controlar creditoNessa planilha deve-se incluir também todas as despesas com necessidades básicas que são os gastos fixos, como o telefone e serviços públicos, bem como todas as despesas com alimentação. Não deixe de registrar qualquer gasto efetuado.

Parece difícil ficar se policiando, mas esse ainda é a melhor sistema para permite a compreensão de onde está sendo gasto o seu suado dinheiro. E com essas informações, fazer posteriormente as correções dos maus hábitos. Nesse processo você poderá examinar cada item que esta sendo gasto ao longo dos dias do mês.

A partir daí, basta cortar os excessos e gastos nas áreas consideradas desnecessárias. Muitas vezes usamos o cartão de crédito para pagar assinaturas de jornais e de revistas sendo que é possível lê-los pela internet, planos de tv por cabo, lavanderia também são casos que podem sofrer redução ou até mesmo eliminação.

Com as facilidades do crédito pessoal disponível em nossa carteira, é preciso ter muita disciplina para não fazer bobagens, é cheque especial, limite de crédito, crédito pré-aprovado, empréstimo instantâneo, saque rápido, crédito rotativo e tantos outros benefícios que ao ver um lançamento de um produto novo e cobiçado fica complicado não entrar na dívida só para tê-lo.

O grande problema das pessoas em geral, é a dificuldade ou a preguiça em aprender a ter um de prazer cada vez. Sacrificar alguns desejos ou deixá-los para um próximo momento é quase impossível. A pergunta da hora é, será que vale a pena deixar de comprar algo sem necessidade agora para usufruir dos seu crédito pessoal em uma hora mais adequada ou emergencial?

Manter o bom hábito de controlar os gastos com o seu crédito pessoal, cartão de crédito e débito e talão de cheques, fará com que a gestão do seu dinheiro seja mais eficaz. Vale lembrar que compras por impulso constitui um dos maiores desafios para as pessoas que possuem crédito sem restrição, e se você não tem disciplina para tê-los é melhor livrar-se deles.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *