Consulta SPC e Serasa

O que é a Serasa?

Consulta SPC e SerasaA Serasa (Centralizadora dos Serviços Bancários S/A) é uma empresa privada, nasceu da ação cooperada entre bancos que queriam buscar informações rápidas e seguras para ter suporte às decisões das operações de crédito.

A Serasa possui um dos maiores bancos de dados do mundo, neles são armazenados dados cadastrais de empresas e cidadãos e informações negativas que indicam dívidas vencidas e não pagas e os registros de protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundos e outros registros provenientes de fontes públicas e oficiais.

O que é SPC ou SCPC?

O Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão de serviço da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), O SPC Brasil foi criado com o objetivo de centralizar em um único Banco de Dados informações de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país.

Como saber se o seu nome está na lista do SPC e Serasa?

A consulta ao SPC e Serasa, está restrita aos estabelecimentos em geral que pagam taxas a essas empresas e somente esses estabelecimentos autorizados podem utilizar o banco de dados através de senha e fazer consulta dos cadastros e pendências através de telefone ou consultar o spc e serasa pela internet. A publicação do cadastro do SPC e Serasa não são permitidas.

Mas nem tudo está perdido, qualquer pessoa física pode fazer a consulta ao SPC e Serasa grátis e saber se o seu nome consta na lista de negativados, comparecendo pessoalmente a qualquer ponto de atendimento desses órgãos de posse de identidade (RG) e CPF.

Como limpar seu nome junto ao SPC e a Serasa?

Muito simples, pagando sua dívida: quando houver o pagamento ou quitação da pendência, o SPC e Serasa têm até 5 dias para remover o nome da pessoa dos seus cadastros de negativos. Se por um acaso, esse prazo passar de 5 dias, esses órgãos podem responder por processos judiciais.

Meios para limpar seu nome que dependem de decisão judicial

Prescrição do título que gerou o cadastro:
Cheques, notas promissórias e duplicatas entre outros, possuem prazo de prescrição, portanto, após a prescrição desses títulos que originaram o cadastro, a pessoa física pode solicitar a remoção do seu nome já que o título prescreveu. Isso dependerá de como o juiz interpretará o caso.

Se há ação judicial protestando o título que originou o cadastro:
Pode-se alegar que se a pessoa física contesta a validade do título que originou o cadastro, nesse período o nome não pode constar no SPC e Serasa. A justiça brasileira estabelece que nenhuma pessoa pode ter seu nome negativado no cadastro por mais de 5 anos.

Previous ArticleNext Article

167 Comentarios

  1. eu gostaria de saber se meu nome ta sujo pos paassei quase quatros anos sem pode trabalhar hoje posso paga graças a DEUS to trabalhando obrigado boa noite

  2. quero pagar minhas dividas nao da mais para ficar com nome sujo quero quitar tudo e presciso de ajuda do serasa

  3. tirei meu nome do spc e da serasa mas nao consigo fazer cartao e agora o que devo fazer deixe uma explicaçao no meu orkut

  4. gostaria de saber como consultar se meu nome está fazendo do spc ou serasa, gratuitamente e sem saí de casa.

  5. Quero limpar meu nome, o que devo fazer? Tenho problema credito, debito e cheque… Por favor me ajudar aonde eu posso fazer para limpar do meu nome… enfim.. Sou deficiência audição deste pequena, não falou por telefone, mas banco central não aceita do meu marido e como vou fala por telefone, me ajudar pessoal…

  6. faz sete anos q meu nome esta no spc e serasa o q devo faze ja passou d tempo e ja passei por varias situações desagradavel e a loja q fez isso não m avisou q eu estava devendo 25,00 reas achei um absurdo pois deveria ter me comunicado, o q devo fazer m ajude preciso abri um credito p mim o mas rapido possivel.

  7. ola gostaria de saber como faço para ter a certidão que eu entrei no serasa de 12/07/2011 até 04/10/2011.
    preciso muito desse documento se possível;gostaria de ser atendido. obrigado.

  8. Oláa não tenho restrições no SPC e nem no Serasa mas não consigo comprar nada no meu nome..eles negativam na hora..comprei um carro a um tempo atras o vendi e sei que ja foi quitado,mas acho que por um valor bem menor ja que a pessoa atrasava as prestações..e o carro ainda esta no meu nome,isso pode ter me colocado em alguma lista negra de crediario?Aguardo

  9. Não consigo saber como meu nome está com restrições, pois não devo. Pago minhas dívidas em dia. Por favor mande-me por Email a resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *