Como solicitar o CPF? Como fazer inscrição no CPF?

Solicitar CPFA Receita Federal não emite mais o cartão, por isso, para se inscrever no CPF basta ir a qualquer agência do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal (CEF) ou dos Correios levando um documento de identidade que comprove a filiação e o título de eleitor e preencher a ficha de inscrição. O custo desse atendimento é de R$ 5,50.

Como a documentação necessária para a inscrição no CPF varia dependendo do tipo de contribuinte, é importante se informar sobre o que é necessário levar antes de se dirigir a uma das três instituições relacionados acima que estão autorizadas a emitir o cartão do Cadastro de Pessoas Físicas.

Ao receber o cartão do CPF, confirme as informações atentamente, o cadastrado deve conferir com as informações impressas. Caso haja algum erro, mesmo que de uma letra ou número, procure o local onde se inscreveu para efetuar a correção, que é gratuita.

Vale notar que o cartão CPF é enviado para o endereço do domicílio cadastrado da pessoa física de seu procurador (desde que esse seja inscrito no CPF, tenha residência ou domicílio no país), no caso de residentes no exterior.

O procedimento para solicitar a 2ª via do CPF é o mesmo que para a inscrição, é preciso se dirigir a uma das agências do BB, da CEF ou dos Correios, com um documento de identificação e o título de eleitor e pagar uma taxa de R$ 5,50.

Mesmo que a pessoa não saiba o número do CPF, a 2ª via pode ser solicitada nos casos de extravio ou dano do cartão original e troca do cartão de papel pelo de plástico, nesse caso a emissão de 2ª via é opcional.

Previous ArticleNext Article

9 Comentarios

  1. perdi o meu cpf e ja fiz o comprovante de inscriçao pela internet. queria saber se é necessario ir nos correiros e também tirar o boletim de ocorrencia ?

  2. quero saber como faço pra adiquirir um cpf que ja foi feito mais ainda nao me foi entregue, so que eu nao quero aquele que a gente imprime atravez da internet eu concordo com o Michael em numeros e letras, aquilo nem pareçe um cpf, mais pareçe um papel sem importancia .
    fiz o cpf do meu filho mais novo e ja chegou, e foi o cartão e o cpf que eu fiz do mais velho e foi o primeiro que eu fiz ainda não chegou e quando fui no banco ver o que aconteceu o moço disse que eu teria que imprimir,mais eu quero o cartão.como faço?

  3. Tirei meu CPF, ontem e o rapaz do Correios disse que eu devia entrar no site da receita federal e imprimir o CPF, é isso mesmo ou vai chegar o cartão aqui em casa ?
    Pois o papel impresso na internet é muito estranho, num tem nada de mais, um papel qualquer com o nº do CPF, nome , e outras letras lá.

  4. eu ainda nao tenho meu cpf e queria saber como que faz com cpf fica mais facil de fazer as coisa e de compra algo e eu tenho uma perguta=e com cpf que suja o nome

  5. os correios, o banco do brasil e caixa econômica federal não tira mais 2 via de cpf. então onde tirar a 2 via do meu cpf?

  6. meus documentos todos foram furtados, como faço para tirar a segunda via do CPF?
    obrigada, aguardo retorno,
    Marilda

  7. tomando conhecimento, pelo site, achei muito interessante o sistema de serviço. e então resolvo a pedir o meu cpf 2 via. por motivo de danos no 1. aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *