Financiamento, Crédito e Empréstimo no Brasil

Empréstimo no Brasil – Quais as opções de “financiamento”, “crédito pessoal” e “empréstimos” no Brasil? Quem quer ou deseja comprar algo e não tem dinheiro para bancar a aquisição, tem que buscar outras formas alternativas com obter os recursos. Além do pagamento à vista, utilizar o crédito disponibilizado por bancos, financeiras e instituições de crédito é uma ótima escolha, senão, a única? Confira os tipos e em quais situações é possível utiliza o empréstimo pessoal, consórcio e financiamento de bens.

Financiamento de Bens

O financiamento de bens ou crédito direto ao consumo é liberado para conceder um valor em dinheiro para que uma pessoa consiga realizar a aquisição de um ou mais bens ou serviços.

Normalmente a operação consiste na instituição repassar os recursos em dinheiro ao estabelecimento onde o consumidor fez uma transação financeira, também é possível em algumas operações a instituição depositar a quantia em dinheiro na conta corrente do cliente. Os recursos liberados no financiamento deve ser reembolsado em parcelas mensais com o acréscimo de juros.
financiamento, crédito, emprestimo

Empréstimo pessoal

Com o “empréstimo pessoal” o consumidor compra o que quiser, na hora que quiser e quando quiser, mas para isso deve ter crédito em bancos, financeiras e até mesmo em cooperativas de crédito para usar. O empréstimo pessoal assim como no financiamento de bens, a quantia fornecida deve ser devolvida ao Credor em parcelas mensais, com juros e com prazo determinado em contrato específico. Os tipos mais comuns são o “empréstimo pessoal consignado” e o “empréstimo pessoal para pessoa física” convencional, a operação é fornecida para Assalariados, Funcionários públicos, Aposentados, Pensionistas, Profissionais Liberais, Trabalhadores de empresas privadas e Autônomos.

O empréstimo no Brasil em especial o “pessoal”, o contratante solicita o valor necessário ao Credor que geralmente é uma instituição bancária ou financeira, nesta operação são incluídos juros que na maioria das operações não são negociáveis.

É uma contratação cômoda podendo ser solicitada em casa através do uso do computador, tablet ou smartphone com acesso a Internet, pelo telefone do atendimento ao cliente, nos caixas eletrônicos quando o empréstimo já está pré-aprovado ou pode ser solicitado em lojas de crédito, agências bancárias ou correspondentes.

Consórcio

O Consórcio é uma forma de financiar bens com custo baixo. No Consórcio, um grupo de pessoas se reúne na intenção de adquirir um produto, bem ou serviço específico. Nessa opção de financiamento através do Consórcio, não há incidência de juros, porém, existe a cobrança de taxa de administração de cerca de 15% do valor solicitado. O consumidor só consegue adquirir o bem quando for contemplado nos sorteios mensais, através de lance (antecipação das parcelas em dinheiro) ou outras formas que constarem no termo do Consórcio.

Vale dizer que em qualquer das opções, a contratação de uma operação de empréstimo no Brasil para obtenção de dinheiro emprestado deve ser feita com consciência e depois de analisada outras alternativas. No caso do Consórcio, leia com muita atenção o contrato, confira os valores da taxa de adesão, taxa de administração, franquias, seguro e outras tarifas se houver.






2 Comentários

  1. nadira kadidija soares 09/03/2016
  2. anabela 25/03/2015

Comente Aqui!